SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Avaliação da tipologia psicológica observada em uma amostra de estudantes de um curso de psicologiaO desenvolvimento da carreira de pessoas com deficiência em empresas: dificuldades e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

CALBINO, Daniel  e  PAULA, Ana Paula de Paes de. A Gestão na economia solidária: um estudo nas incubadoras de empreendimentos solidários. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2012, vol.5, n.1, pp. 108-126. ISSN 1983-8220.

O trabalho buscou compreender se as incubadoras de empreendimentos solidários conseguem criar ferramentas de gestão condizentes com a realidade dos empreendimentos incubados. Além disso, identificar qual a concepção dos seus integrantes sobre o discurso da neutralidade da gestão. Foram escolhidas para um recorte qualitativo três incubadoras. Como técnica de coleta de dados, realizaramse entrevistas semiestruturadas e revisões documentais. Para a análise dos dados, adotou-se a técnica de análise de conteúdo. Constatou-se que as incubadoras partilham das concepções de que a gestão não é neutra. Observou-se, também, que elas afirmam a necessidade de ressignificar o conhecimento para os empreendimentos. No entanto, a ressignificação está mais voltada para a criação de produtos e/ou métodos pedagógicos do que para modificações no processo de gestão. Dessa forma, constatase que, apesar de as incubadoras terem potencialidade para a ressignificação do conhecimento gerencial, essas inovações não vêm ocorrendo; quando ocorrem, são de modo pontual.

Palavras-chave : Economia Solidária; Gestão; Incubadoras de Empreendimentos Solidários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License