SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1A Gestão na economia solidária: um estudo nas incubadoras de empreendimentos solidáriosDesvelando a vergonha da vivência de trecheiros na contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

RIBEIRO, Marcelo Afonso  e  RIBEIRO, Flávio. O desenvolvimento da carreira de pessoas com deficiência em empresas: dificuldades e perspectivas. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2012, vol.5, n.1, pp. 127-145. ISSN 1983-8220.

Este estudo investigou as estratégias de desenvolvimento de carreira de pessoas com deficiência, as oportunidades e barreiras para suas carreiras em empresas e como as empresas têm manejado essa questão por meio de programas de gestão e desenvolvimento de carreira, realizando 20 entrevistas semiabertas com pessoas com deficiência que trabalhavam em empresas e uma análise dos conteúdos emergentes. Os resultados apontaram uma dificuldade inicial dos participantes na experiência de trabalho, mas também seu reconhecimento como trabalhador, a possibilidade do desenvolvimento da identidade no trabalho e a necessidade do enfrentamento dos conflitos gerados, assim como assinalaram a importância da existência de programas de desenvolvimento da carreira. Como conclusão, as oportunidades de carreira em empresas para pessoas com deficiência têm estimulado um espaço de trabalho mais receptivo baseado na diferença e na possibilidade de construção de uma identidade no trabalho apesar da grande dificuldade de estar inserido nesse processo marcado por muitos conflitos.

Palavras-chave : Deficiente; Desenvolvimento de Carreira; Gestão da Diversidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License