SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1O desenvolvimento da carreira de pessoas com deficiência em empresas: dificuldades e perspectivasViolência doméstica e adolescência: levantamento bibliométrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

SOLDERA, Lucas Martins  e  HASHIMOTO, Francisco. Desvelando a vergonha da vivência de trecheiros na contemporaneidade. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2012, vol.5, n.1, pp. 146-164. ISSN 1983-8220.

Este trabalho visou a identificar a presença do sentimento da vergonha em "trecheiros" (nômades) no mundo contemporâneo e quais significados foram construídos na vida dessas pessoas. Efetuou-se tal compreensão a partir do questionamento sobre o sujeito, a sua história e a sua relação com o grupo e com a sociedade. A pesquisa se fundamentou na abordagem Psicossociológica, e o material de estudo foi constituído por relatos de sete "trecheiros" que fazem uso dos serviços do Centro Atendimento ao Migrante (CAM) de Assis/SP. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semidirigidas com duração variável. A pesquisa possibilitou a compreensão das significações construídas pelos trecheiros a partir dos três aspectos que identificam esse contemporâneo: o registro do corpo, da ação e do sentimento. Por fim, foi encontrado o sentimento da vergonha relacionado a esses três aspectos, marcando a relação de mal-estar entre vergonha e contemporâneo.

Palavras-chave : Vergonha; Psicossociologia; Contemporâneo; Nômades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License