SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Desvelando a vergonha da vivência de trecheiros na contemporaneidadePsicologia no sistema único de assistência social: uma experiência de clínica ampliada e intervenção em crise índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

BHONA, Fernanda Monteiro de Castro; STEPHAN, Francesca; BRUM, Camila Resende Soares  y  LOURENCO, Lélio Moura. Violência doméstica e adolescência: levantamento bibliométrico. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2012, vol.5, n.1, pp. 165-183. ISSN 1983-8220.

A violência é considerada um problema de saúde pública por seus comprometimentos na saúde e qualidade de vida das pessoas, sendo o ambiente doméstico o lugar de predominante expressão da violência contra crianças e adolescentes. Foi realizada busca eletrônica nas bases de dados: Web of Science, Psyc Info, Lilacs, Scielo e Pub Med pela associação dos termos "violência doméstica", "violência intrafamiliar" e "adolescência", no período de 2007 a 2011. Foram encontrados 28 artigos sobre a temática, que parece ser pouco explorada em sua associação. Mais da metade dos textos não apresentou a adolescência como categoria diferenciada, abordando "crianças e adolescentes" juntos. O Brasil foi o país que mais apresentou publicações. Os temas predominantes foram: vitimização e/ou exposição à violência doméstica e problemas associados; caracterização/descrição dos atos violentos direcionados a crianças e adolescentes; percepções de pais e filhos; e percepções de profissionais sobre violência doméstica.

Palabras clave : Violência Doméstica; Adolescência; Indicadores Bibliométricos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License