SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2A formação da psicologia pela análise arqueológicaUm estudo sobre a "Doença dos Nervos" para além de um sofrimento incorporado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

SILVA, Alyne Alvarez  e  MELLO, Ricardo Pimentel. Tecnologias de um dispositivo jurídico e seus efeitos na construção de uma biografia desviante. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2012, vol.5, n.2, pp. 208-222. ISSN 1983-8220.

Apresentamos neste artigo os caminhos teóricos e metodológicos utilizados em uma pesquisa que teve como objetivo vislumbrar os modos de subjetivação, presentes nas complexas relações de saber-poder de um dispositivo jurídico, capazes de fabricar uma categoria específica de indivíduo: o sujeito infrator. O trabalho utiliza fragmentos dos Relatórios Avaliativos que compunham o dossiê de um jovem que se encontrava em cumprimento de Medida Socioeducativa de Internação. A partir da análise deste documento, problematizamos um conjunto de técnicas disciplinares, regulamentares e práticas de si, e alguns dos saberes que as fundamentam por serem considerados legítimos. O governo da individualização arregimentado no dispositivo jurídico no qual o jovem é enredado procura disciplinarizá-lo e normalizá-lo na direção do que seria um sujeito cidadão. Para tanto, obrigatoriamente atrela ao jovem uma identidade infratora, responsabilizando-o quase que exclusivamente por seus atos, independentemente de uma perspectiva crítica e histórica do seu processo de não cidadania.

Palavras-chave : Dispositivo Jurídico; Subjetivação; Medida Socioeducativa; Sujeito Infrator.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )