SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Tecnologias de um dispositivo jurídico e seus efeitos na construção de uma biografia desvianteO seu olhar melhora o meu: o apoio matricial ampliando o olhar sobre o sofrimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

AZEVEDO, Luciana Fernandes de Medeiros. Um estudo sobre a "Doença dos Nervos" para além de um sofrimento incorporado. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2012, vol.5, n.2, pp. 223-235. ISSN 1983-8220.

Este artigo é um estudo teórico sobre a "doença dos nervos" como um sofrimento incorporado e suas repercussões nas práticas de cuidado em saúde. O corpo, sendo disciplinado através das relações de poder e da institucionalização de normas e condutas sociais, expressa a materialização do sofrimento advindo das condições de vida. A maioria das práticas de cuidado na atenção básica é permeada pelos conceitos, significados e crenças que os profissionais e usuários têm acerca da saúde, doença, corpo e sofrimento. O foco somente no sintoma contribui para que os aspectos políticos e socioculturais presentes nas queixas fiquem dissimulados, além de ser funcional para a manutenção do modelo biomédico. Contudo, as práticas de cuidado em saúde podem ser inócuas quando não trazem à baila discussões políticas e politizadoras nos serviços de saúde. Há necessidade de incluir no cotidiano dos serviços um espaço de discussão sobre esses temas.

Palavras-chave : Corpo; Práticas de Cuidado; Sofrimento Incorporado; Doença dos Nervos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )