SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Identifying technologies of a legal device and their effects on the construction of a deviant biographyDescription of adolescent sexual behavior: sexual initiation and gender author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

BARACHO, Debora  and  FIORONI, Luciana Nogueira. O seu olhar melhora o meu: o apoio matricial ampliando o olhar sobre o sofrimento. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2012, vol.5, n.2, pp. 236-253. ISSN 1983-8220.

O sofrimento é consequência da existência humana, mas tem sido tratado, principalmente no campo da saúde, como uma categoria patológica. A Estratégia Saúde da Família (ESF), por abranger a complexidade do processo saúde-doença e das relações, precisa escutar o sujeito em sofrimento. Apoiados na proposta do Apoio Matricial - modelo de reorganização do processo de trabalho pela via do cuidado - em uma equipe de Saúde da Família, e nas experiências dos profissionais da ESF e de estudantes, trabalhou-se com questões referentes ao sofrimento, através da pesquisa-intervenção. Foram realizadas oficinas de sensibilização, trabalhando cognição, troca de saberes e afetos. Os resultados apontam que os participantes construíram um conhecimento grupal sobre o sofrimento e se colocaram no lugar do sujeito que sofre, promovendo a ampliação do olhar e da escuta qualificada. Conclui-se que o Apoio Matricial possibilitou uma via de sensibilização e é um importante instrumento de transformação do trabalho da ESF.

Keywords : Atenção Básica; Apoio Matricial; Estratégia Saúde da Família; Pesquisa-Intervenção; sofrimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )