SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2O seu olhar melhora o meu: o apoio matricial ampliando o olhar sobre o sofrimentoResiliência em adolescentes em situação de vulnerabilidade social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

TRONCO, Cristina Benites  e  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Caracterização do comportamento sexual de adolescentes: iniciação sexual e gênero. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2012, vol.5, n.2, pp. 254-269. ISSN 1983-8220.

Este estudo investigou características da iniciação e do comportamento sexual de 691 adolescentes de ambos os sexos, entre 12 e 19 anos (M=15,47; DP=1,53), estudantes de escolas públicas de Porto Alegre (RS), selecionados aleatoriamente. Foi utilizado o Questionário da Juventude Brasileira, do qual foram analisadas questões referentes aos comportamentos sexuais. Os dados indicaram que 44,7% dos adolescentes já tiveram a primeira experiência de intercurso sexual, com média de idade de 14,25 (DP=1,40), com parceiros em média 2,5 anos mais velhos e na maioria dos casos com namorado(a), amigo(a) ou vizinho(a). Foram identificadas diferenças significativas entre os sexos quanto à idade da primeira relação sexual, idade do parceiro na primeira relação, uso de contraceptivos, entre outras. Pode-se concluir que a iniciação sexual dos adolescentes ocorre, em geral, com parceiros mais velhos, com os quais os jovens possuem vínculo afetivo prévio, e que tal processo ocorre de forma diferenciada entre os sexos, explicitando estereótipos de gênero.

Palavras-chave : Adolescência; Comportamento Sexual; Iniciação Sexual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )