SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Caracterização do comportamento sexual de adolescentes: iniciação sexual e gêneroEstilos parentais em famílias com filhos em idade escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

HAACK, Karla Rafaela; VASCONCELLOS, Josinéia dos Santos de Lemos; PINHEIRO, Sílvia Dutra  e  PRATI, Laíssa Eschiletti. Resiliência em adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2012, vol.5, n.2, pp. 270-281. ISSN 1983-8220.

O estudo da resiliência é um fenômeno ainda novo nas ciências humanas e na saúde. Nestas áreas, o fenômeno é entendido pela capacidade de recuperar-se positivamente de situações adversas. O presente artigo caracteriza a resiliência em adolescentes em situação de vulnerabilidade social do Vale do Paranhana, RS. Para tanto, utilizou-se a Escala de Resiliência numa amostra de 35 adolescentes com idade entre 12 e 15 anos. Além da análise geral da escala foram verificadas diferenças entre quinze adolescentes que participaram voluntariamente de uma atividade de intervenção social-comunitária (Programa Identidade) com o grupo que não pode participar da intervenção. A análise dos dados indicou adolescentes com bons índices de resiliência em ambos os grupos. Características de autoconfiança e independência, além de impedimentos de horário, indicaram uma tendência a não adesão ao programa social oferecido. Além disso, características de perseverança e determinação facilitam a permanência dos adolescentes em programas oferecidos a essa população.

Palavras-chave : Adolescência; Resiliência; Vulnerabilidade; Vulnerabilidade Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )