SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Adolescent resilience in socially vulnerable situationsConstruct validity of the set of crystallized intelligence tests from higher-order cognitive factors kit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

FALCKE, Denise; ROSA, Larissa Wolff da  and  STEIGLEDER, Victor Amadeu Thomazi. Estilos parentais em famílias com filhos em idade escolar. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2012, vol.5, n.2, pp. 282-293. ISSN 1983-8220.

Os estilos parentais referem-se ao padrão de práticas educativas que os pais utilizam com seus filhos. Para conhecer os estilos educativos de pais de crianças em idade escolar, foi realizada uma investigação com 153 pais de estudantes de nove escolas da região do Vale do Rio dos Sinos. Como instrumentos foram utilizados uma ficha de dados sociodemográficos, a Escala de Estilos Educativos e o Inventário de Estilos Parentais. Preponderou o estilo autoritativo, seguido pelo autoritário e, por fim, pelo permissivo. Além disso, verificou-se que 28,6% dos pais classificaram-se como tendo estilo parental ótimo, 26,5% regular acima da média, 33,7% regular abaixo da média e 11,2% estilo parental de risco. Constata-se que, ainda que seja preponderante o estilo parental ótimo e autoritativo, é elevado o número de pais que se classificam como regular abaixo da média ou de risco (44,9%), o que demanda um olhar atento para futuras intervenções.

Keywords : Estilos Parentais; Família; Práticas Educativas; Abuso Físico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )