SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Resiliência em adolescentes em situação de vulnerabilidade socialValidade de construto do conjunto de testes de inteligência cristalizada (CTIC) da bateria de fatores cognitivos de alta-ordem (BaFaCAlO) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

FALCKE, Denise; ROSA, Larissa Wolff da  y  STEIGLEDER, Victor Amadeu Thomazi. Estilos parentais em famílias com filhos em idade escolar. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2012, vol.5, n.2, pp. 282-293. ISSN 1983-8220.

Os estilos parentais referem-se ao padrão de práticas educativas que os pais utilizam com seus filhos. Para conhecer os estilos educativos de pais de crianças em idade escolar, foi realizada uma investigação com 153 pais de estudantes de nove escolas da região do Vale do Rio dos Sinos. Como instrumentos foram utilizados uma ficha de dados sociodemográficos, a Escala de Estilos Educativos e o Inventário de Estilos Parentais. Preponderou o estilo autoritativo, seguido pelo autoritário e, por fim, pelo permissivo. Além disso, verificou-se que 28,6% dos pais classificaram-se como tendo estilo parental ótimo, 26,5% regular acima da média, 33,7% regular abaixo da média e 11,2% estilo parental de risco. Constata-se que, ainda que seja preponderante o estilo parental ótimo e autoritativo, é elevado o número de pais que se classificam como regular abaixo da média ou de risco (44,9%), o que demanda um olhar atento para futuras intervenções.

Palabras clave : Estilos Parentais; Família; Práticas Educativas; Abuso Físico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )