SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Parenting styles in families with school age childrenHypnotic Techniques, Chronic Pain and Subject Emergency author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

GOMES, Cristiano Mauro Assis. Validade de construto do conjunto de testes de inteligência cristalizada (CTIC) da bateria de fatores cognitivos de alta-ordem (BaFaCAlO). Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2012, vol.5, n.2, pp. 294-316. ISSN 1983-8220.

Este artigo investiga a validade de construto do Conjunto de Testes da Inteligência Cristalizada (CTIC). Analisou-se a: (1) consistência interna (alpha de Cronbach) e (2) estrutura fatorial de cada um dos testes do CTIC (via análise fatorial exploratória), (3) validade convergente, validade divergente, (4) validade incremental do CTIC, e (5) a relação entre a inteligência cristalizada (Gc) e as variáveis sociodemográficas (via modelamento por equação estrutural). Os participantes foram 230 estudantes de uma escola federal de ensino médio. O alpha dos três testes do CTIC mostrou-se superior a 0,70. Cada teste apresentou dois fatores, representando níveis de dificuldade. Os testes do CTIC convergem para mensurar Gc e divergem em medir inteligência fluida (Gf). Gc, medido pelo CTIC, prediz o desempenho em português, além de g e Gf. Gc é explicada por g, série e nível socioeconomico e não é explicada pelo sexo e idade. Os resultados favorecem a validade do CTIC.

Keywords : Inteligência Cristalizada; Validade; Inteligência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )