SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Técnicas hipnóticas, dor crônica e a emergência do sujeito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

LAGES, Sônia Regina Corrêa et al. A experiência de intervenção feita por alunos de psicologia numa escola pública em Minas Gerais. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2012, vol.5, n.2, pp. 334-344. ISSN 1983-8220.

O presente trabalho relata a experiência da intervenção feita por alunos de Psicologia de uma universidade mineira, durante o Estágio Básico. A prática ocorreu numa escola pública estadual de uma comunidade rural. As atividades tiveram como objetivo refletir sobre o tema da diversidade e sobre a cultura como instrumento político de valorização das identidades culturais minorizadas. Os resultados apontam para o despreparo da escola em lidar com a diversidade cultural e para a necessidade de um investimento na relação escola-alunos. Aponta também a importância dessa aprendizagem para a construção de uma visão crítica da realidade brasileira nos estudantes de Psicologia.

Palavras-chave : Escola Pública; Preconceitos; Diversidade Cultural; Identidade Coletiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )