SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Mother's perception on family relations and behavior of their children: a correlational study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

GARCIA, Agnaldo; BITENCOURT NETO, Cloves  and  GOES, Dominique Costa. Amizades de brasileiros residindo no exterior: significado, dificuldades e origem. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2013, vol.6, n.1, pp. 3-19. ISSN 1983-8220.

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as relações de amizade de brasileiros residindo no exterior com brasileiros ou pessoas de outras nacionalidades. Sessenta brasileiros residindo na Ásia, Europa e América do Norte havia pelo menos seis meses responderam a um questionário sobre o início e episódios marcantes das amizades, dificuldades e o significado da amizade e a descrição dos amigos. Os episódios marcantes geralmente estavam ligados a experiências compartilhadas ou apoio social. As dificuldades encontradas ocorreram principalmente na comunicação e foram atribuídas a diferenças culturais, diferenças individuais, distância geográfica e falta de tempo. O significado da amizade estava associado ao companheirismo ou compartilhar atividades e interesses e apoio social. A descrição dos amigos atribui a estes uma série de características relacionais, como proximidade, companheirismo e disponibilidade para ajudar. Com base nas propostas de Hinde (1997), busca-se discutir a relação entre os aspectos estudados em um modelo teórico para amizade no contexto de migração.

Keywords : Relações interpessoais; Amizade; Migração humana.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )