SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Friendships of Brazilians living abroad: meaning, difficulties and originPomeranians and violence: the perception of descendants of Pomeranians immigrants about the high rate of suicide and homicide in the Community of Santa Maria de Jetibá author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

FREITAS, Patrícia Martins; SIQUARA, Gustavo Marcelino  and  CARDOSO, Thiago da Silva Gusmão. Percepção das mães sobre as relações familiares e o comportamento de suas crianças: um estudo correlacional. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2013, vol.6, n.1, pp. 20-35. ISSN 1983-8220.

O objetivo do trabalho foi verificar a relação entre o funcionamento familiar e problemas de comportamento em crianças a partir da percepção das mães. Participaram do estudo 21 mães de crianças entre 7 e 11 anos que estudavam em escolas públicas. Os instrumentos foram o Child Behavior Check List (CBCL), Inventário do Clima Familiar (ICF) e o Familiograma, todos foram preenchidos pelas mães. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial. Os resultados mostraram correlações fortes e significativas entre as variáveis que avaliam o ambiente familiar e a presença dos problemas de comportamento das crianças, segundo o relato das mães. Os resultados mostram que existe relação entre essas variáveis, que quanto maior o nível de afetividade e coesão, menor é a presença de problemas de comportamento. A consistência desses resultados é uma evidência importante sobre o ambiente familiar como fonte de desenvolvimento emocional e psicossocial.

Keywords : Problemas de comportamento; Relações familiares; Desenvolvimento infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )