SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Amizades de brasileiros residindo no exterior: significado, dificuldades e origemOs pomeranos e a violência: a percepção de descendentes de imigrantes pomeranos sobre o alto índice de suicídio e homicídio na Comunidade de Santa Maria de Jetibá índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

FREITAS, Patrícia Martins; SIQUARA, Gustavo Marcelino  e  CARDOSO, Thiago da Silva Gusmão. Percepção das mães sobre as relações familiares e o comportamento de suas crianças: um estudo correlacional. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2013, vol.6, n.1, pp. 20-35. ISSN 1983-8220.

O objetivo do trabalho foi verificar a relação entre o funcionamento familiar e problemas de comportamento em crianças a partir da percepção das mães. Participaram do estudo 21 mães de crianças entre 7 e 11 anos que estudavam em escolas públicas. Os instrumentos foram o Child Behavior Check List (CBCL), Inventário do Clima Familiar (ICF) e o Familiograma, todos foram preenchidos pelas mães. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial. Os resultados mostraram correlações fortes e significativas entre as variáveis que avaliam o ambiente familiar e a presença dos problemas de comportamento das crianças, segundo o relato das mães. Os resultados mostram que existe relação entre essas variáveis, que quanto maior o nível de afetividade e coesão, menor é a presença de problemas de comportamento. A consistência desses resultados é uma evidência importante sobre o ambiente familiar como fonte de desenvolvimento emocional e psicossocial.

Palavras-chave : Problemas de comportamento; Relações familiares; Desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )