SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Percepção das mães sobre as relações familiares e o comportamento de suas crianças: um estudo correlacionalAlegria momentânea: paradas do orgulho de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

CAPUCHO, Mariana Carneiro  e  JARDIM, Adriano Pereira. Os pomeranos e a violência: a percepção de descendentes de imigrantes pomeranos sobre o alto índice de suicídio e homicídio na Comunidade de Santa Maria de Jetibá. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2013, vol.6, n.1, pp. 36-53. ISSN 1983-8220.

Este artigo investigou a percepção de descendentes de imigrantes pomeranos acerca do alto índice de suicídio e homicídio na comunidade de um município do interior do Espírito Santo. Foi utilizado o método qualitativo fenomenológico para entrevistar os sujeitos da pesquisa que tivessem mais de 30 anos de idade, residissem no município de estudo e falassem português. A análise das 15 entrevistas concedidas pelos sujeitos da pesquisa permitiu relacionar fatores atuais com a agressividade discutida ao longo do estudo, sendo possível concluir que o pomerano se apresenta mais como um povo introspectivo, desconfiado e depressivo do que precisamente agressivo. Dos fatores relacionados, o alcoolismo, o abuso de drogas e a falta de apoio social aparecem como indicadores sociais.

Palavras-chave : Violência; Suicídio; Homicídio; Fenomenologia; Pomeranos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )