SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Os pomeranos e a violência: a percepção de descendentes de imigrantes pomeranos sobre o alto índice de suicídio e homicídio na Comunidade de Santa Maria de JetibáDevires e drivers da clínica: acontecimentos no acompanhamento terapêutico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

JESUS, Jaqueline Gomes de. Alegria momentânea: paradas do orgulho de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2013, vol.6, n.1, pp. 54-70. ISSN 1983-8220.

Paradas do orgulho de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) são eventos de visibilidade para essa população. Originadas nos Estados Unidos como marchas de denúncia ante a violência contra homossexuais, no Brasil se tornaram manifestações com características carnavalescas. O presente estudo investigou as paradas a partir das percepções dos seus participantes. Foram aplicados 183 instrumentos de evocação ao termo "parada" para frequentadores das paradas de Brasília (n=123) e Goiânia (n=60). Os dados foram analisados por meio do software EVOC. Observou-se que os termos mais evocados das paradas são "alegria" (F=46, RM=1,978), "diversidade" (F=25, RM=2,360) e "liberdade" (F=8, RM=2,412). Conclui-se que os participantes compreendem as paradas como momentos propícios à liberdade de expressão dos afetos.

Palavras-chave : Movimentos sociais; Orientação sexual; Identidade de gênero; Evocação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )