SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Alegria momentânea: paradas do orgulho de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuaisO uso da narrativa dos mitos gregos como um instrumento terapêutico na psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

SILVA, Dami  e  SILVEIRA, Ricardo Wagner Machado. Devires e drivers da clínica: acontecimentos no acompanhamento terapêutico. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2013, vol.6, n.1, pp. 71-89. ISSN 1983-8220.

O acompanhamento terapêutico é uma clínica que acontece por meio de saídas e passeios pelas ruas, assim como na circulação pelos espaços afetivos, com o intuito de construir, com o acompanhado, lugares de existência no social. Além disso, pode ser considerado como uma clínica que utiliza as ruas e a circulação como espaço de intervenção, fazendo assim agenciamentos, em uma abertura às forças do Fora, de modo a possibilitar acontecimentos. Utilizando o método de pesquisa-intervenção ou cartográfico para acompanhar um caso de acompanhamento terapêutico, este artigo apresenta fragmentos dessa experiência em que alguns encontros entre acompanhante e acompanhado levaram à problematização da teoria e da prática do acompanhamento terapêutico e resultaram na ampliação da rede de contatos no social do acompanhado.

Palavras-chave : Psicologia; Acompanhamento terapêutico; Clínica; Acontecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )