SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Devires e drivers da clínica: acontecimentos no acompanhamento terapêuticoConceito e diagnóstico do transtorno de estresse pós-traumático em crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

FREITAS, Karla Theonila Vidal Maciel. O uso da narrativa dos mitos gregos como um instrumento terapêutico na psicanálise. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2013, vol.6, n.1, pp. 90-101. ISSN 1983-8220.

O presente trabalho discorre sobre o que caracteriza uma narrativa na visão de Bruner e Ricoeur, salientando a perspectiva interpretativa e simbólica que abarcam e relacionando-a ao contexto cultural do indivíduo e à forma como ele pode redefini-las, elaborando novos significados, segundo a perspectiva psicanalítica. Nesse sentido, sugere a utilização dos mitos gregos como ponto de partida a reflexões que envolvem vários temas humanos cotidianos, não tendo a pretensão de propor um parâmetro metodológico ao uso das narrativas, mas antes a apropriação dos mitos como ponto inicial à análise narrativa dentro da esfera cultural, para concebê-la posteriormente, num espaço particular e privado do sujeito e de sua história, permitindo-o negociar suas próprias versões.

Palavras-chave : Narrativa; Psicanálise; Mitos gregos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )