SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

TAVARES, Leandro Anselmo Todesqui  e  HASHIMOTO, Francisco. A pesquisa teórica em psicanálise: das suas condições e possibilidades. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2013, vol.6, n.2, pp. 166-178. ISSN 1983-8220.

O presente artigo representa parte metodológica de um percurso de investigação teórica, desenvolvida a partir de reflexões sobre um trabalho de pesquisa em Psicanálise. A pesquisa em Psicanálise, dada suas particularidades, suscita questionamentos e dúvidas de outra ordem que extrapolam por si mesma as concepções de ciência positivista, em suma, os modos dominantes de produção de saber na atualidade. Sendo a Psicanálise efeito, propriamente dito, do ato psicanalítico, inclusive ao considerarmos o seu próprio avanço teórico-científico que deve constituir-se a partir de seu método particular, questionamos: quais as possibilidades de uma pesquisa em Psicanálise, em especial, as pesquisas teóricas em Psicanálise? O artigo propõe-se a articular discussões relevantes inerentes ao campo da Psicanálise e seu desenvolvimento atrelado à pesquisa. Por fim, considera de modo privilegiado uma discussão acerca da implicação do pesquisador, condição necessária e característica de qualquer pesquisa teórica em Psicanálise.

Palavras-chave : Psicanálise; Pesquisa psicanalítica; Implicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )