SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2A pesquisa teórica em psicanálise: das suas condições e possibilidadesRepresentação de amizade e irmandade para filhos únicos: estudo exploratório utilizando o método clínico piagetiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

CAMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2013, vol.6, n.2, pp. 179-191. ISSN 1983-8220.

Este estudo visa apresentar a técnica de Análise de Conteúdo perpassando a discussão entre a teoria e a prática em pesquisas aplicadas a organizações. Inicia com uma preleção dos métodos quantitativos e qualitativos, apresenta a pesquisa qualitativa na observação de autores clássicos na área e introduz o método de análise de conteúdo com fundamento em Bardin (2011). Em seguida pragmatiza a técnica exemplificando com pesquisas sociais em organizações, enfatizando as três fases de aplicabilidade. Finalmente discute a inserção da técnica na pesquisa qualitativa mostrando a importância da utilização em pesquisas de cunho social.

Palavras-chave : Análise de conteúdo; Teoria; Prática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )