SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizaçõesValores organizacionais e suporte social no trabalho: a percepção dos colaboradores do setor bancário público e privado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

VICENTE, Schwanny Roberta Costa Rambalducci Mofati; BAHIENSE, Taisa Rodrigues Smarssaro; PYLRO, Simone Chabudee  y  ROSSETTI, Claudia Broetto. Representação de amizade e irmandade para filhos únicos: estudo exploratório utilizando o método clínico piagetiano. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2013, vol.6, n.2, pp. 192-204. ISSN 1983-8220.

A redução do número de membros das famílias vem alterando não só o perfil da sociedade, mas a maneira como pais e filhos pensam e sentem a questão da irmandade. A amizade com iguais, por sua vez, parece ser importante para que os filhos únicos experimentem situações das quais são privados pela falta de irmãos. O objetivo desse estudo foi investigar as representações que filhos únicos têm sobre os conceitos de amizade e de irmandade. Participaram dessa pesquisa seis crianças de nove e 10 anos, filhos únicos. O instrumento utilizado foi um roteiro de entrevista contendo 14 questões acerca das concepções de irmandade e de amizade, e sobre possíveis relações entre amizade e irmandade. Os resultados parecem indicar que os participantes desejam ter tanto irmãos quanto amigos, atribuindo funções distintas a ambos, sem, contudo, percebem claramente as características e funcionalidades próprias que diferenciam amizades e irmandades.

Palabras clave : Piaget; Método clínico; Irmandade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )