SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Dinâmica familiar e violência a partir da análise do filme Precisamos falar sobre Kevin índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

BITENCOURT, Betina Magalhães et al. Sentidos do trabalho para jovens de um empreendimento solidário e para trainees. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2014, vol.7, n.2, pp. 142-155. ISSN 1983-8220.

Os estudos sobre sentidos do trabalho tornaram-se bastante difundidos na academia brasileira. Neste, buscou-se compreender os sentidos do trabalho para jovens em organizações de trabalho distintas: trainees e trabalhadores de um empreendimento solidário. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e foram analisados por análise de conteúdo. O sentido do trabalho está ligado às questões como classe social e grau de escolaridade. O contrato de trabalho também pode ser uma variável na atribuição de sentido do trabalho. Sugere-se que novos trabalhos busquem não só atentar aos fatores apontados, como também ao vínculo trabalhista que se estabelece.

Palavras-chave : Jovens; Sentidos do trabalho; Relações de trabalho na administração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )