7 2Sentidos do trabalho para jovens de um empreendimento solidário e para traineesA psicopatologia na obra de Renato Ferraz Kehl 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

CUNICO, Sabrina Daiana; FARAJ, Suane Pastoriza; ARPINI, Dorian Mônica    VASCONCELLOS, Silvio José Lemos. Dinâmica familiar e violência a partir da análise do filme Precisamos falar sobre Kevin. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2014, 7, 2, pp.156-163. ISSN 1983-8220.

O objetivo deste trabalho foi analisar as questões de violência e dinâmica familiar a partir do filme Precisamos falar sobre o Kevin. O filme retrata a história de Kevin, um adolescente que planeja e executa onze assassinatos na escola onde estuda. Para tanto, a partir de autores que discorrem sobre as temáticas apresentadas e utilizando-se da análise de conteúdo, elencaram-se da narrativa do filme as seguintes categorias de análise: 1) A história de Kevin: a relação mãe-bebê; 2) O contexto familiar; 3) A adolescência; 4) O massacre. A análise do filme permite apontar para a relevância de se manter um espaço de problematização dos episódios como o de Kevin, dando a eles a importância que certamente eles evocam.

: Violência; Relações familiares; Adolescência.

        · | |     ·     · ( pdf )