SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Family dynamics and violence based on the analysis of the movie We need to talk about KevinIntroductory study as to the development of infant perception in Vigotski author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

MASIERO, André Luis. A psicopatologia na obra de Renato Ferraz Kehl. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2014, vol.7, n.2, pp. 164-178. ISSN 1983-8220.

Renato Ferraz Kehl é conhecido por ter introduzido a eugenia no Brasil. No entanto, dedicou-se também à psicopatologia, psicologia, antropologia e filosofia. Este trabalho objetiva descrever e analisar sua teoria psicopatológica. Foram analisadas 6 obras de sua autoria, publicadas entre 1927 e 1941 e que focam temáticas psicológicas e psicopatológicas. Para Kehl traços de personalidade e psicopatológicos seriam indicadores da qualidade racial da população. Classifica os desvios de personalidade e tipos psicológicos com o objetivo de oferecer dados para a análise do caráter nacional e controle do que acreditava serem sinais de degeneração racial. O material foi analisado a partir do conceito de "tecnologias do instinto" de M. Foucault. Conclui-se que o limite entre o normal e o patológico é periodicamente modificado ao longo da história das ciências e está sujeito a variáveis tanto científicas quanto aos jogos de poder. A obra de Kehl é um importante indicador desse processo.

Keywords : Psicopatologia; Caracterologia; Eugenia; Renato F. Kehl.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )