7 2Dinâmica familiar e violência a partir da análise do filme Precisamos falar sobre KevinEstudo introdutório sobre desenvolvimento da percepção infantil em Vigotski 
Home Page  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

MASIERO, André Luis. A psicopatologia na obra de Renato Ferraz Kehl. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2014, 7, 2, pp. 164-178. ISSN 1983-8220.

Renato Ferraz Kehl é conhecido por ter introduzido a eugenia no Brasil. No entanto, dedicou-se também à psicopatologia, psicologia, antropologia e filosofia. Este trabalho objetiva descrever e analisar sua teoria psicopatológica. Foram analisadas 6 obras de sua autoria, publicadas entre 1927 e 1941 e que focam temáticas psicológicas e psicopatológicas. Para Kehl traços de personalidade e psicopatológicos seriam indicadores da qualidade racial da população. Classifica os desvios de personalidade e tipos psicológicos com o objetivo de oferecer dados para a análise do caráter nacional e controle do que acreditava serem sinais de degeneração racial. O material foi analisado a partir do conceito de "tecnologias do instinto" de M. Foucault. Conclui-se que o limite entre o normal e o patológico é periodicamente modificado ao longo da história das ciências e está sujeito a variáveis tanto científicas quanto aos jogos de poder. A obra de Kehl é um importante indicador desse processo.

: Psicopatologia; Caracterologia; Eugenia; Renato F. Kehl.

        · | |     ·     · ( pdf )