SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2The psychopathology in Renato Ferraz Kehl worksMeanings of work and perceived quality of life for workers in judiciary author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

PIMENTA, Stéfany Bruna Brito  and  CALDAS, Rafaela Sousa. Estudo introdutório sobre desenvolvimento da percepção infantil em Vigotski. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2014, vol.7, n.2, pp. 179-187. ISSN 1983-8220.

O presente artigo aborda de forma introdutória o conceito de percepção em Vigotski e discute seu desenvolvimento na primeira infância (1-3 anos). A elaboração desse trabalho se deu a partir da revisão bibliográfica do próprio autor e de artigos contemporâneos que discutem o desenvolvimento da função perceptiva no homem. O texto apresenta estudos realizados por Vigotski, a partir de experimentos precursores que tiveram como objetivo a compreensão do funcionamento perceptual, e discorre sobre as contribuições da Psicologia histórico-cultural para o entendimento dessa função psicológica na infância. Para o autor a percepção está estreitamente relacionada com as demais funções psicológicas tendo seu desenvolvimento partindo de estruturas biológicas para uma progressiva diferenciação e aperfeiçoamento via mediação social. A Psicologia histórico-cultural aponta para a necessidade de se buscar compreender as inúmeras funções psicológicas considerando seu processo constante de desenvolvimento, suas mútuas influências e seu fundamento cultural.

Keywords : Desenvolvimento; Percepção; Psicologia Histórico-Cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )