SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2A psicopatologia na obra de Renato Ferraz KehlSignificados do trabalho e qualidade de vida percebida em trabalhadores do judiciário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

PIMENTA, Stéfany Bruna Brito  e  CALDAS, Rafaela Sousa. Estudo introdutório sobre desenvolvimento da percepção infantil em Vigotski. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2014, vol.7, n.2, pp. 179-187. ISSN 1983-8220.

O presente artigo aborda de forma introdutória o conceito de percepção em Vigotski e discute seu desenvolvimento na primeira infância (1-3 anos). A elaboração desse trabalho se deu a partir da revisão bibliográfica do próprio autor e de artigos contemporâneos que discutem o desenvolvimento da função perceptiva no homem. O texto apresenta estudos realizados por Vigotski, a partir de experimentos precursores que tiveram como objetivo a compreensão do funcionamento perceptual, e discorre sobre as contribuições da Psicologia histórico-cultural para o entendimento dessa função psicológica na infância. Para o autor a percepção está estreitamente relacionada com as demais funções psicológicas tendo seu desenvolvimento partindo de estruturas biológicas para uma progressiva diferenciação e aperfeiçoamento via mediação social. A Psicologia histórico-cultural aponta para a necessidade de se buscar compreender as inúmeras funções psicológicas considerando seu processo constante de desenvolvimento, suas mútuas influências e seu fundamento cultural.

Palavras-chave : Desenvolvimento; Percepção; Psicologia Histórico-Cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )