SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2The requirement of psychologists' specialization for the psychological assessment of vehicle conductors in BrazilManagerialism, lifestyles and (im)possibilities of breaks in the executive career author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

RABELO, Lais Di Bella Castro; BARROS, Vanessa Andrade de  and  CUNHA, Daisy Moreira. Uma viagem de trem: a atividade de trabalho dos inspetores ferroviários em diálogo com a ergologia. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2014, vol.7, n.2, pp. 233-246. ISSN 1983-8220.

Este artigo propõe a narrativa de uma história concreta de trabalho e as discussões teóricas que ela convoca, na perspectiva da ergologia. A história foi produzida durante uma pesquisa com um grupo de inspetores ferroviários de Minas Gerais. A partir da vivência de uma viagem de trem coloca-se em debate os diversos aspectos que compõem e atravessam a atividade de trabalho dos inspetores como a trama e a urdidura, a variáveis a gerir, os valores, a gestão do risco, o "uso de si", o "corpo-si", a hierarquia, o coletivo, a antecipação e o desenvolvimento do sujeito que trabalha.

Keywords : Inspetores ferroviários; Ergologia; Trabalho; Atividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )