SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2A exigência de especialização a psicólogos para a avaliação psicológica de condutores de veículos no BrasilGestão gerencialista, estilos de vida e (im)possibilidades de ruptura na carreira executiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

RABELO, Lais Di Bella Castro; BARROS, Vanessa Andrade de  e  CUNHA, Daisy Moreira. Uma viagem de trem: a atividade de trabalho dos inspetores ferroviários em diálogo com a ergologia. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2014, vol.7, n.2, pp. 233-246. ISSN 1983-8220.

Este artigo propõe a narrativa de uma história concreta de trabalho e as discussões teóricas que ela convoca, na perspectiva da ergologia. A história foi produzida durante uma pesquisa com um grupo de inspetores ferroviários de Minas Gerais. A partir da vivência de uma viagem de trem coloca-se em debate os diversos aspectos que compõem e atravessam a atividade de trabalho dos inspetores como a trama e a urdidura, a variáveis a gerir, os valores, a gestão do risco, o "uso de si", o "corpo-si", a hierarquia, o coletivo, a antecipação e o desenvolvimento do sujeito que trabalha.

Palavras-chave : Inspetores ferroviários; Ergologia; Trabalho; Atividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )