SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Uma viagem de trem: a atividade de trabalho dos inspetores ferroviários em diálogo com a ergologiaImplantação de políticas públicas em saúde mental: o caso de São João del Rei índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

TONON, Leonardo  e  GRISCI, Carmem Ligia Iochins. Gestão gerencialista, estilos de vida e (im)possibilidades de ruptura na carreira executiva. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2014, vol.7, n.2, pp. 247-259. ISSN 1983-8220.

Mudanças socioeconômicas evidenciadas nas últimas décadas contribuíram para a intensificação das vivências relativas ao trabalho, à gestão e à carreira. Nesse contexto, novas demandas vêm sendo impostas ao sujeito do trabalho. O presente estudo parte da indagação: como a gestão gerencialista contribui para a produção de estilos de vida e (im)possibilidades de ruptura na carreira executiva? E suporta-se em três pilares de discussão: carreira, notadamente compreendida como proteana e sem fronteiras, (Hall, 1996; Sullivan & Arthur, 2006), modos de subjetivação ou modos de produção de estilos de vida (Guattari & Rolnik, 2005; Deleuze, 2005), gestão gerencialista (Gaulejac, 2007). O objetivo deste estudo consiste em promover reflexões acerca da (re)produção dos estilos de vida a partir das influências da gestão gerencialista, bem como das (im)possíveis rupturas em relação à carreira executiva. Neste sentido, enaltece a relevância e a necessidade de ampliar as agendas de estudos sobre o tema.

Palavras-chave : Trabalho; Gestão Gerencialista; Subjetividade; Estilos de vida; Carreira executiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )