SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1O que pensam os professores sobre seus alunos: aspectos psicossociais da Educação de Jovens e Adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

LOSS, Alessandra Brunoro Motta; CAPRINI, Fernanda Rosalem; RIGONI, Pâmella Vitória Moreno dos Santos  e  ANDRADE, Brunna Laryssa Santos de. Estados emocionais e estratégias de enfrentamento de mães de recém-nascidos de risco. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2015, vol.8, n.1, pp. 03-18. ISSN 1983-8220.

Mães de recém-nascidos de risco podem apresentar estresse e depressão, interferindo na qualidade da interação com o bebê e em suas estratégias de enfrentamento. Foram avaliados os estados emocionais e estratégias de enfrentamento de 13 mães de bebês pré-termo e baixo peso de um programa de follow-up de recém-nascidos de risco em um hospital público de Vitória, pelos instrumentos: Inventários de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, Inventário de Depressão de Beck e Escala Modos de Enfrentamento de Problemas. Os bebês foram avaliados pela Escala Bayley-III. Realizou-se análise estatística descritiva dos dados. Verificou-se a presença de estresse (61,5%) e depressão (46,2%), com estratégias de enfrentamento focalizadas no problema (M = 3,70) e busca de religiosidade (M = 2,21). O desenvolvimento dos bebês estava dentro dos padrões de normalidade. Fatores contextuais relativos ao estressor devem ser considerados para que propostas de intervenção sejam dirigidas à proteção do desenvolvimento da díade.

Palavras-chave : Prematuro; Baixo peso; Adaptação psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License