SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Estados emocionais e estratégias de enfrentamento de mães de recém-nascidos de riscoO ganho, a perda e os paradoxos no enfoque transgeracional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

NAIFF, Luciene Alves Miguez; NAIFF, Denis Giovani Monteiro; PEREIRA, Jacqueline Mary Monteiro  e  AVILA, Raphael Ferreira de. O que pensam os professores sobre seus alunos: aspectos psicossociais da Educação de Jovens e Adultos. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2015, vol.8, n.1, pp. 19-32. ISSN 1983-8220.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) procura atingir não somente àqueles que não puderam concluir seus estudos no tempo regulamentar, como também os alunos que tiverem múltiplas repetências e precisam recuperar o tempo perdido. A EJA é menos fomentada que as outras modalidades de ensino e sofre com a grande evasão dos alunos. Com o intuito de entender os aspectos psicossociais da educação voltada à EJA, utilizamos a teoria das representações sociais para identificar o pensamento socialmente compartilhado de 100 docentes desse segmento sobre seus alunos através de um questionário. Os resultados mostram que os professores produzem uma representação social do aluno da EJA como um trabalhador que se esforça e tenta se superar para estudar. Isso acontece em um tempo corrido e tem o objetivo final de colocá-los aptos ao mercado de trabalho. Além disso, percebem a diferença que estes alunos têm dos alunos do ensino regular e as dificuldades que enfrentam.

Palavras-chave : Representações sociais; Evasão escolar; Identidade social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License