SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1O que pensam os professores sobre seus alunos: aspectos psicossociais da Educação de Jovens e AdultosFormação em psicologia: perfil e expectativas de concluintes do interior do estado de Rondônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

ALMEIDA, Maria Emília Sousa. O ganho, a perda e os paradoxos no enfoque transgeracional. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2015, vol.8, n.1, pp. 33-48. ISSN 1983-8220.

Este artigo versa sobre as vivências de ganho e de perda, bem como sobre os paradoxos no enfoque transgeracional. Discutem-se suas relações com o sistema representacional, a família e a clínica psicanalítica, com base no método clínico psicanalítico. Estas vivências mentais tendem a alterar o funcionamento do sistema das representações e dificultar a mudança psíquica das representações e afetos do paciente. Com isso, seu desejo não pode ser atualizado quando adulto. O trabalho analítico pode favorecer a realização do desejo do paciente em seus fundamentos mais essenciais. A autora propõe algumas hipóteses de trabalho sobre o tema com base na clínica e em concepções de alguns autores como Kaës (2001), Eiguer (1997), Racamier (1991), entre outros.

Palavras-chave : Ganho; Perda; Paradoxo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License