SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1O ganho, a perda e os paradoxos no enfoque transgeracionalMoralidade: estudo acerca do sentimento de vergonha com estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

LINS, Laís Fernanda Tenório; SILVA, Leila Gracieli da  e  ASSIS, Cleber Lizardo de. Formação em psicologia: perfil e expectativas de concluintes do interior do estado de Rondônia. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2015, vol.8, n.1, pp. 49-62. ISSN 1983-8220.

Objetiva-se investigar o perfil e as expectativas dos concluintes do curso de Psicologia de uma faculdade privada do norte do país. Foi realizada uma pesquisa quantitativa e exploratória, a partir população composta por 28 concluintes do curso de Psicologia do interior do Estado de Rondônia. Os resultados apontaram a média de idade de 27,15 anos, sendo 24 sujeitos (86%) do sexo feminino; 13 sujeitos (48%) tiveram como objetivo inicial da graduação "ajudar as pessoas"; 15 sujeitos (57%) classificaram o processo de formação como "bom"; em relação ao nível de satisfação com o preparo para a atuação 14 estudantes (50%) consideraram a formação regular; 21 estudantes (75%) afirmaram terem suprido suas expectativas durante a formação; destaca-se que, na percepção dos sujeitos há mais possibilidades de atuação profissional, mesmo que a clínica tenha sido apontada como uma possibilidade inicial; Conclui-se pela similaridade de perfil com outras pesquisas, além de apontamento de uma formação multifacetada nessa região do país.

Palavras-chave : Formação em Psicologia; Psicologia (Brasil); Atuação profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License