SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Formação em psicologia: perfil e expectativas de concluintes do interior do estado de RondôniaO trabalho em saúde nas prisões: produção de sujeitos e territórios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

LIMA, Mayara Gama de; ALENCAR, Heloisa Moulin de  e  ROSSETTI, Claudia Broetto. Moralidade: estudo acerca do sentimento de vergonha com estudantes universitários. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2015, vol.8, n.1, pp. 63-77. ISSN 1983-8220.

A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar o juízo de estudantes universitários acerca do sentimento de vergonha decorrente de uma falta moral. Realizamos a pesquisa com quatro estudantes universitários. Utilizamos o método clínico piagetiano, com uma entrevista de roteiro semiestruturado. No que diz respeito ao juízo dos participantes acerca do sentimento de vergonha, os dados coletados revelam que poucos conteúdos morais são mencionados na definição, nos exemplos e nas justificativas. Nesses três aspectos investigados, no entanto, aparece a categoria juízo e/ou olhares alheios. Destacamos, também, que, na presença de um observador externo, todos os participantes associam o sentimento de vergonha ao protagonista. Esperamos que os dados contribuam para a reflexão teórica acerca da moralidade, que inclui a importância da afetividade para o juízo moral. A partir dos resultados encontrados, pretendemos subsidiar e promover a realização de outros estudos e propiciar discussões sobre o referido tema.

Palavras-chave : Moralidade; Vergonha; Universitários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License