SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Morality: studying shame in college studentsGoals and strategies of socialization of parents and grandparents of children in institutional care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

JESUS, Luciana Oliveira de  and  SCARPARO, Helena Beatriz Kochenborger. O trabalho em saúde nas prisões: produção de sujeitos e territórios. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2015, vol.8, n.1, pp. 78-93. ISSN 1983-8220.

Na interlocução entre saúde e sistema penal é possível se deparar com dilemas que acarretam na separação entre o "dentro" e o "fora" das prisões e provocam transformações nesses territórios. O objetivo do artigo é compreender como se constroem processos de trabalho e concepções de sujeitos nas prisões, de acordo com profissionais que trabalham em unidades de saúde prisional. Foram realizadas entrevistas narrativas com trabalhadores de saúde do Rio Grande do Sul e a análise baseia-se na perspectiva de Schütze. Resultados apontam que as equipes de saúde buscavam se conectar com a rede de atenção situada fora das prisões e encontravam obstáculos pelas regras estabelecidas nesses locais. Eles consideravam, também, relevante os sujeitos encarcerados terem acesso a serviços de saúde.

Keywords : Profissionais da saúde; Prisões; Território.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License