8 1O trabalho em saúde nas prisões: produção de sujeitos e territóriosAspectos emocionais do paciente cardíaco cirúrgico no período pré-operatório 
Home Page  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

COSTA, Amanda Cristina Ribeiro da; CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves    PONTES, Fernando Augusto Ramos. Metas e estratégias de socialização de pais e avós de crianças em acolhimento institucional. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2015, 8, 1, pp. 94-110. ISSN 1983-8220.

Estudos mostram que metas e estratégias de socialização são conhecimentos, valores e padrões de comportamento que cuidadores esperam que suas crianças apresentem quando adultas. O estudo objetivou conhecer as metas e estratégias de socialização de 30 pais e 30 avós de crianças em acolhimento institucional. A partir de entrevista semiestruturada, as respostas com frases ou palavras de mesmo sentido foram agrupadas e organizadas em categorias. Nos dois grupos, prevaleceram metas de socialização voltadas ao desenvolvimento pessoal, tais como "ser estudioso", "ter uma boa profissão". As estratégias mais mencionadas pelos participantes foram "estudar" e "ter amor e carinho da família". Foram observadas diferenças nas metas de socialização emitidas por pais e avós no que se refere à importância dada por eles às relações familiares para o desenvolvimento infantil, mesmo quando a criança, como é o caso da população pesquisada, foi afastada do convívio com os pais ou outro responsável como uma medida de proteção sociojurídica.

: Metas de socialização; Estratégias de socialização; Acolhimento institucional.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License