SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1O trabalho em saúde nas prisões: produção de sujeitos e territóriosAspectos emocionais do paciente cardíaco cirúrgico no período pré-operatório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

COSTA, Amanda Cristina Ribeiro da; CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves  e  PONTES, Fernando Augusto Ramos. Metas e estratégias de socialização de pais e avós de crianças em acolhimento institucional. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2015, vol.8, n.1, pp. 94-110. ISSN 1983-8220.

Estudos mostram que metas e estratégias de socialização são conhecimentos, valores e padrões de comportamento que cuidadores esperam que suas crianças apresentem quando adultas. O estudo objetivou conhecer as metas e estratégias de socialização de 30 pais e 30 avós de crianças em acolhimento institucional. A partir de entrevista semiestruturada, as respostas com frases ou palavras de mesmo sentido foram agrupadas e organizadas em categorias. Nos dois grupos, prevaleceram metas de socialização voltadas ao desenvolvimento pessoal, tais como "ser estudioso", "ter uma boa profissão". As estratégias mais mencionadas pelos participantes foram "estudar" e "ter amor e carinho da família". Foram observadas diferenças nas metas de socialização emitidas por pais e avós no que se refere à importância dada por eles às relações familiares para o desenvolvimento infantil, mesmo quando a criança, como é o caso da população pesquisada, foi afastada do convívio com os pais ou outro responsável como uma medida de proteção sociojurídica.

Palavras-chave : Metas de socialização; Estratégias de socialização; Acolhimento institucional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License