SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Metas e estratégias de socialização de pais e avós de crianças em acolhimento institucionalOs registros iniciais da falta de objeto e suas implicações simbólicas na constituição do sujeito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

GRISA, Gabrielle Hennig  e  MONTEIRO, Janine Kieling. Aspectos emocionais do paciente cardíaco cirúrgico no período pré-operatório. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2015, vol.8, n.1, pp. 111-130. ISSN 1983-8220.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de óbitos no Brasil. A intervenção cardíaca traz consigo grande carga emocional e anseios característicos naquele que se submeterá a ela, o que pode ser minimizado através do apoio psicológico nesta situação de crise. Para tanto, faz-se necessário investigar como se caracterizam os aspectos emocionais de tal paciente, sendo esse o objetivo dessa pesquisa qualitativa. O estudo contou com a participação de quatro pacientes cardíacos cirúrgicos, no período pré-operatório, de um hospital geral de Porto Alegre - RS. Na avaliação desses pacientes foram utilizadas uma entrevista e duas escalas, uma de ansiedade e outra de depressão. Os dados foram tratados por análise de conteúdo e descritivas. Os resultados indicaram que a metade dos pacientes apresentava um nível de ansiedade grave. Algumas emoções verbalizadas foram: dificuldade de aceitação, medo da ineficácia cirúrgica, de sentir dor, de ficar incapacitado para o trabalho e de morrer.

Palavras-chave : Paciente cardíaco cirúrgico; Psicologia hospitalar; Emoções.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License