SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Aspectos emocionais do paciente cardíaco cirúrgico no período pré-operatórioPesquisa em psicologia da saúde: avaliação da produção de um programa de pós-graduação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

VORCARO, Ângela Maria Rezende; MOREIRA, Giselle Gonçalves Mattos; GUIMARAES, Marcela Reda  e  SOUZA, Maxsander Almeida de. Os registros iniciais da falta de objeto e suas implicações simbólicas na constituição do sujeito. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2015, vol.8, n.1, pp. 131-142. ISSN 1983-8220.

Neste artigo pretendeu-se discutir a noção de objeto em psicanálise tal como a considera Lacan em seu Seminário IV (1956-7/1995), dedicado, todo ele, à problemática do objeto. Interessou-nos especialmente a consideração do que Lacan denominou falta de objeto como estatuto fundamental de sua localização do problema. Traçou-se o percurso e a dinâmica em que recorrem estes chamados registros da falta na organização primitiva da cadeia simbólica no infans, a partir da teorização do psicanalista francês acerca de dois dos três tipos de falta de objeto, a saber, a frustração e privação - sendo que, o terceiro, a castração, não foi alvo deste artigo. Os registros da falta aqui apontados serão articuladores para o conceito que Lacan fará de fantasia e de objeto. Apesar de ainda não tecer sua teoria sobre a fantasia já é dado o lugar lógico do objeto como sendo recoberto pela falta.

Palavras-chave : Psicanálise; Lacan; Constituição do sujeito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License