SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Os registros iniciais da falta de objeto e suas implicações simbólicas na constituição do sujeito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

BIAGI-BORGES, André Luiz De; TONON, Letielle; SCORSOLINI-COMIN, Fabio  e  PERES, Rodrigo Sanches. Pesquisa em psicologia da saúde: avaliação da produção de um programa de pós-graduação. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2015, vol.8, n.1, pp. 143-155. ISSN 1983-8220.

Este estudo tem como objetivo apresentar uma revisão das dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia concernentes à Psicologia da Saúde. No total, 16 dissertações foram examinadas em função de um conjunto de dimensões de análise. Os resultados possibilitam a obtenção de um panorama acerca das dissertações em questão e o delineamento de novas perspectivas. Sugere-se, por exemplo, a opção por temáticas relativas à Psicologia da Saúde Pública em dissertações futuras, buscando-se contribuir para a formulação de propostas para a gestão de serviços ou para o aprimoramento de intervenções em diferentes níveis de atenção. E tal sugestão se estende aos pesquisadores brasileiros em geral, pois se revela potencialmente proveitosa para o avanço da Psicologia da Saúde no país, particularmente no sentido de promover uma maior articulação entre a produção do conhecimento científico e as demandas da realidade social no contexto nacional.

Palavras-chave : Psicologia da Saúde; Métodos de pesquisa; Pós-graduação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License