SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número especialOs "mutirões da saúde" como ação interdisciplinar de atenção primária à saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

RIBEIRO, Paulo César de Carvalho. Uma questão preliminar às ações coletivas de combate ao machismo. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2015, vol.8, n.spe, pp. 163-176. ISSN 1983-8220.

Partindo da constatação da dificuldade encontrada nas relações amorosas e sexuais entre homens e mulheres na atualidade, algumas reflexões sobre a relação do machismo com a constituição do inconsciente e da sexualidade são apresentadas. Procura-se ir além dos aspectos sociais e culturais do machismo com o objetivo de traçar suas raizes na situação de passividade inerente à sedução originária, tal como descrita por Jean Laplanche. Os três textos de Freud reunidos sob a rubrica "contribuições à psicologia do amor" são tomados como referência, e um texto recente, amplamente veiculado na internet, intitulado "A incrível geração de mulheres que foi criada para ser tudo o que um homem não quer", é analisado criticamente.

Palavras-chave : Machismo; Sexualidade; Inconsciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License