SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número especialUma questão preliminar às ações coletivas de combate ao machismoA política de saúde mental mineira: rumo à consolidação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

CARDOSO, Claudia Lins. Os "mutirões da saúde" como ação interdisciplinar de atenção primária à saúde. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2015, vol.8, n.spe, pp. 177-193. ISSN 1983-8220.

Este trabalho buscou descrever uma das ações interdisciplinares desenvolvidas em um dos grupos tutoriais do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal de Minas Gerais: os Mutirões da Saúde. O PET-Saúde pretende fomentar a integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho em ações de Atenção Primária à Saúde, desenvolvidas em instituições da rede pública vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os Mutirões da Saúde foram mobilizações coletivas desenvolvidas pelos membros do PET-Saúde Primeiro de Maio, tendo como foco a Saúde do Idoso e a Saúde da Mulher. Seus objetivos principais foram: divulgar informações de promoção da saúde, promover a adoção de novos hábitos de vida saudável e o exercício de práticas interdisciplinares na atenção primária. A experiência mostrou que os objetivos dos Mutirões da Saúde foram alcançados e que eles se configuraram em uma eficaz ação interdisciplinar de Atenção Primária.

Palavras-chave : Atenção Primária à Saúde; Interdisciplinaridade; PET-Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License