8 A política de saúde mental mineira: rumo à consolidaçãoA Psicanálise pode ajudar a deter a roda-viva da violência social? 
Home Page  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

DIAS, André Luiz Freitas et al. À margem da cidade: trajetórias de invisibilidade e exclusão de travestis em situação de rua. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2015, 8, spe, pp. 214-233. ISSN 1983-8220.

O presente trabalho está inserido na pesquisa Mulheres com trajetórias de rua, desenvolvida pela equipe Polos Pop de Rua do Programa Polos de Cidadania da UFMG, que tem como objetivo analisar trajetórias de vida de mulheres em situação de rua em Belo Horizonte. A história de vida é o procedimento metodológico por meio do qual se foi ao encontro do universo dessas mulheres. O artigo apresentará as análises das histórias de vida de duas mulheres trans com trajetórias de rua, problematizando as seguintes categorias: família, afeto, trabalho e violência institucional. A partir do material obtido, espera-se evidenciar as especificidades do processo de construção identitária dessas mulheres, permeado por uma série de vulnerabilidades que evidenciam uma lógica de invisibilidade, exclusão e pobreza.

: Travestis em situação de rua; Invisibilidade; Exclusão e identidade.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License