SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 special issueOn the fringes of the city: invisibility paths and exclusion of transvestites on the streetAnalysis of implication as a transformation tool in the work process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

FRANCA, Cassandra Pereira. A Psicanálise pode ajudar a deter a roda-viva da violência social?. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2015, vol.8, n.spe, pp. 234-247. ISSN 1983-8220.

O artigo procura apresentar a mudança ocorrida, nas duas últimas décadas, no perfil sintomatológico da clientela infantil que tem chegado à clínica social do Departamento de Psicologia da UFMG para tratamento psicoterápico de base analítica. O acompanhamento desses casos, em supervisão, permite-nos observar, com nitidez, a infiltração da violência social na infância: um número expressivo de crianças que frequentam esses tratamentos psicoterápicos foi vítima de traumatismos, seja por ter presenciado o assassinato dos pais, seja por ter sofrido violências físicas. Tal realidade traz, em si inevitavelmente, reverberações para os processos identificatórios em construção - consequência que evidencia o risco do crescimento da violência de modo exponencial, uma vez que a identificação com o agressor é, naturalmente, um dos efeitos dos processos de clivagem necessários para que a criança possa continuar dedicando obediência e amor àqueles adultos violentos, porque, afinal, eles são provedores de seu sustento físico e emocional.

Keywords : Psicanálise infantil; Traumatismo; Identificação com o agressor; Violência social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License