SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número especialÀ margem da cidade: trajetórias de invisibilidade e exclusão de travestis em situação de ruaA análise da implicação como dispositivo de transformação do processo de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

FRANCA, Cassandra Pereira. A Psicanálise pode ajudar a deter a roda-viva da violência social?. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2015, vol.8, n.spe, pp. 234-247. ISSN 1983-8220.

O artigo procura apresentar a mudança ocorrida, nas duas últimas décadas, no perfil sintomatológico da clientela infantil que tem chegado à clínica social do Departamento de Psicologia da UFMG para tratamento psicoterápico de base analítica. O acompanhamento desses casos, em supervisão, permite-nos observar, com nitidez, a infiltração da violência social na infância: um número expressivo de crianças que frequentam esses tratamentos psicoterápicos foi vítima de traumatismos, seja por ter presenciado o assassinato dos pais, seja por ter sofrido violências físicas. Tal realidade traz, em si inevitavelmente, reverberações para os processos identificatórios em construção - consequência que evidencia o risco do crescimento da violência de modo exponencial, uma vez que a identificação com o agressor é, naturalmente, um dos efeitos dos processos de clivagem necessários para que a criança possa continuar dedicando obediência e amor àqueles adultos violentos, porque, afinal, eles são provedores de seu sustento físico e emocional.

Palavras-chave : Psicanálise infantil; Traumatismo; Identificação com o agressor; Violência social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License