SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número especialA Psicanálise pode ajudar a deter a roda-viva da violência social?Saúde mental e estratégia de saúde da família: uma primeira experiência de aproximação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

PENIDO, Cláudia Maria Filgueiras. A análise da implicação como dispositivo de transformação do processo de trabalho. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2015, vol.8, n.spe, pp. 248-257. ISSN 1983-8220.

Relato de experiência que aborda efeitos da análise da implicação de apoiadores matriciais em saúde mental no seu processo de trabalho. A Análise Institucional e a teoria Paidéia foram referenciais teórico-metodológicos. Apresenta-se um analisador das implicações dos profissionais no apoio matricial em saúde mental e clarifica-se como a análise da implicação pode ser um dispositivo de transformação do processo de trabalho. Os apoiadores constataram sua sobreimplicação nos objetivos pedagógicos do apoio, eventualmente em detrimento das necessidades dos usuários e perceberam a necessidade de negociação mais horizontal na condução do trabalho entre as equipes de apoiadores e de saúde da família.

Palavras-chave : Saúde Mental; Atenção Primária à Saúde; Estratégia de Saúde da Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License