SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 special issueAnalysis of implication as a transformation tool in the work processPsychology facing the challenges of population aging author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

PENIDO, Cláudia Maria Filgueiras; PASSOS, Izabel Christina Friche  and  ANDRADE, Ilda Costa de. Saúde mental e estratégia de saúde da família: uma primeira experiência de aproximação. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2015, vol.8, n.spe, pp. 258-268. ISSN 1983-8220.

Relato de experiência que discute a primeira tentativa de aproximação entre equipes de saúde mental e saúde da família em cidade da região metropolitana de Belo Horizonte (Minas Gerais). Capacitações em saúde mental são usadas como recursos, paralelamente aos processos de mapeamento e confecção de catálogo de recursos socioculturais feitos por agentes comunitários de saúde, acompanhados por estagiários de Psicologia. A experiência lança as bases para a implantação do apoio matricial em saúde mental no município e é criticamente analisada nos dias de hoje quanto a atravessamentos do poder institucional e o limite das capacitações para a transformação das práticas.

Keywords : Saúde Mental; Atenção Primária à Saúde; Estratégia de Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License